sábado, março 03, 2007

Eclipse lunar


Este será o 1º eclipse Lunar visível em Portugal, desde 27 de Outubro de 2004, quando pudemos observar um bonito eclipse, com a Lua a ficar escurecida numa ténue luminosidade alaranjada.
Numa tentativa de partilhar a beleza do evento, o Clube Astronómico 2000 http://www.ca2000pt.com/ e o Núcleo Interactivo de Astronomia http://www.portaldoastronomo.org/, organizam, em conjunto com o Instituto Geográfico do Exército http://www.igeoe.pt/, uma sessão pública de entrada livre para observação do eclipse nas instalações do IGeoE, Av. Dr. Alfredo Bensaúde, Lisboa (ao Parque das Nações).

Este eclipse irá ocorrer em condições extremamente favoráveis à sua observação a partir de toda a Europa. A Lua estará posicionada no céu a uma altitude média que permite a sua observação desde a entrada da Lua na penumbra da Terra até ao momento em que a Lua sai desta, através de telescópios ou binóculos, sem que se note um grande efeito da turbulência atmosférica. Ao contrário de um eclipse Solar, em que são necessários cuidados especiais para evitar lesões oculares, não existe nada de complicado em poder observar este espectáculo celestial.

Tudo o que necessita são os seus olhos e céu limpo.

Hoje, a partir das 20h, venha dai ver, na companhia de um grupo de astrónomos amadores com diversos telescópios. Esperamos por si.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tudo que precisamos são olhos pra obsevar e alma para sentir.. a lua!(mesmo eclipsada!)
beijinhus grandes

2:33 da manhã  
Blogger jasmim said...

Alma. Alma não sei. Sei da sensibilidade, essencial.
Foi fantástico, a Lua, só um poeta para descrever. Saturno e a constelação de Orion estavam perfeitamente visíveis, o céu estava limpo e deu para vaguear.
Abraços

11:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home